Defensoria Pública promove homenagens no Dia Internacional da Mulher

Defensoras, servidoras e estagiárias da Defensoria Pública serão  homenageadas nesta quinta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, com um chá da tarde no Espaço Cenarium. Pela manhã, a Defensoria Pública também irá oferecer  um  coquetel para as assistidas, na sede da instituição.

Segundo o defensor público-geral Stélio Dener de Souza Cruz  as homenagens são formas de destacar o Dia Internacional da Mulher, data em que se deve reafirmar a importância do papel da mulher e da necessidade de continuar a luta pela dignidade e igualdade de oportunidades em todas as áreas da sociedade.

Atualmente cerca de 70% do quadro de pessoal da DPE é composto por mulheres, dos 37 defensores, 17 são mulheres. “A nossa proposta é reforçar as ações e programas voltados para promoção e a defesa dos direitos das mulheres, principalmente aquelas que busquem garantir a igualdade de direitos e o combate às violências e discriminações”, destacou.

Núcleo de Defesaa dos Direitos da Mulher

Em 2009, a Defensoria Pública do Estado instituiu o Núcleo Especializado de Defesa dos Direitos da Mulher (NUDEM), com objetivo de oferecer tratamento mais adequado e diferenciado às mulheres vítimas de violência doméstica.

O NUDEM é coordenado pela defensora Jeane Xaud. Segundo ela, toda mulher vítima de violência doméstica e familiar tem direito ao acesso aos serviços da Defensoria Pública. “Sendo vitimizada, a mulher em situação de vulnerabilidade pode procurar o Núcleo, onde obterá atendimento psicossocial, jurídico e todo amparo necessário a sua proteção”, diz.

Os atendimentos promovidos pelo NUDEM garantem a efetividade da Lei Maria da Penha. Em 2011, as cerca de 22 mil atividades desenvolvidas pelo Núcleo representaram aproximadamente 4,8% do total desenvolvido pela Defensoria Pública.

O Núcleo funciona de segunda a sexta feira, no horário de expediente forense (8hs às 13:30hs), no piso térreo do Juizado da Violência Doméstica da Capital.

Top