CAPI completa dois anos de atendimentos

Capi 2 AnosHá dois anos, em 28 de maio de 2012, a Defensoria Pública do Estado (DPE), implantou a Central de Atendimento e Peticionamento Inicial (CAPI), com objetivo é atender juridicamente o assistido, elaborar a petição inicial com o respectivo pedido e ajuizá-la no Poder Judiciário.

A Central é coordenada pelo defensor Carlos Fabrício Ratacheski, e atua na assistência, por meio da elaboração da petição inicial e do ajuizamento da respectiva ação no Poder Judiciário, envolvendo as questões sobre Execução de Alimentos, Interdição e Divórcio.

De acordo com o defensor, durante esse período foram ajuizadas 1878 ações; sendo 1314 execuções de alimentos, 438 divórcios e 126 interdições, que geraram novos processos pela sistemática do pronto atendimento. “O tempo de atendimento na Central - ações de divórcio, execução de alimentos e interdições é de aproximadamente 45 minutos, em média”, destaca.

De acordo com  o defensor público-geral, Stélio Dener, um dos idealizadores da Central, a CAPI desempenha um papel fundamental para dar agilidade aos direitos dos assistidos.

Em 2013, a CAPI foi uma das práticas selecionadas para concorrer ao Prêmio Innovare, considerado o “Oscar da justiça brasileira”,  e ainda conquistou o 3º lugar no concurso de práticas exitosas, no Congresso Nacional de Defensores Públicos.

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