Defensora Jeane Xaud recebe homenagem em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Homenagem ao dia Internacional da Mulher

A defensora pública Jeane Xaud (centro), da Defensoria Pública do Estado (DPE) e  coordenadora da Comissão Especial de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher do Colégio Nacional de Defensores Públicos Gerais (Condege), recebeu nesta terça-feira, 10, uma homenagem realizada pela Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

A solenidade foi marcada pela entrega da comenda “Orgulho de Roraima”. A honraria teve como finalidade reconhecer o trabalho de pessoas físicas e jurídicas que de alguma forma tornaram-se um símbolo e referencial por sua atuação e trabalho desenvolvido no Estado de Roraima. A condecoração foi entregue a 48 mulheres de diferentes profissões.

Jeane Xaud ingressou na carreira de defensora pública no Estado de Roraima em 2005. Atuou inicialmente na comarca de Caracaraí, posteriormente na 4ª Vara Cível, em Boa Vista, e em julho de 2010 foi titularizada junto ao Juizado Especial de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.

“Sinto-me muito honrada em receber essa homenagem, juntamente com mulheres tão queridas e tão importantes da sociedade local, pelos serviços que prestamos à sociedade roraimense” afirmou ela.

A solenidade de condecoração fez parte da abertura do Seminário da Semana da Mulher, que acontecerá até sexta-feira, 13. O seminário é referente ao Dia internacional da Mulher e contará com uma série de palestras abordando diferentes temas como saúde, política, direito e violência.

A defensora pública Jeane Xaud será uma das palestrantes do evento e abordará o tema sobre Violência doméstica e familiar.

“Venho como palestrante falar sobre violência doméstica, sobre o trabalho que a Defensoria Pública vem realizando não só no nosso Estado, mas no país como um todo. Irei debater com a sociedade e com as redes de serviços o que podemos fazer para melhorar os serviços prestados no atendimento e acolhimento à mulher em situação de violência no nosso Estado”.

Na Defensoria Pública, a defensora tem se destacado pela luta em prol do acesso á justiça das mulheres vítimas de violência doméstica. A defensora também é membro do Comitê Binacional Fronteiriço Brasil/Venezuela de Enfretamento a Violência contra a Mulher e representante do Condege no grupo gestor da campanha Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha.

Em 2014, Jeane Xaud foi convidada a coordenar oficinas para partilhar experiências em diversas Defensorias Públicas no País.

Top