Posse Estagiários de Direito

Oleno Matos e Luana VieiraO subdefensor público-geral, Oleno Matos, coordenador do Estágio Forense, empossou hoje (25) os 12 novos estagiários do curso de Direito. Eles foram aprovados 9º Exame de Admissão de Estagiários de Direito da Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE). A solenidade foi realizada pela manhã no auditório da Administração Superior da DPE.

Na ocasião, Oleno Matos falou sobre o papel da Defensoria, o trabalho desempenhado pelo defensor público e as atribuições de cada estagiário. “É importante destacar que vocês irão lidar com a parcela mais pobre da população, que busca na instituição o ultimo recursos para a garantia dos seus direitos, e isso requer compromisso e dedicação”, disse.  

Segundo Oleno Matos, com a inclusão desses novos acadêmicos a Defensoria Pública passa a contar com 40 estagiários de Direito. “Eles vão auxiliar em todos os núcleos de atendimento – Cível, Criminal, Juizados da Infância e da Juventude, Juizados Especiais, câmara de Conciliação, e com isso, adquirir a prática forense, que é fundamental para o desenvolvimento profissional desses estudantes”, explicou.

Inicialmente foram convocados 20 aprovados, mas somente 12 apresentaram a documentação exigida pelo edital. Assim, até o dia 10 de março mais seis aprovados serão convocados. 

Dos empossados pela manhã, sete são acadêmicos da Faculdade Catedral, três da faculdade Estácio/Atual e um da Universidade Federal de Roraima (UFRR). 

O estágio tem duração de 12 meses podendo ser prorrogado por igual período. A jornada é de quatro horas diárias, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. Como auxílio, eles recebem uma bolsa mensal de um salário mínimo e mais auxílio transporte.


Expectativas

Uma das aprovadas no processo seletivo, Luana Vieira, estudante do 10º período da Estácio/Atual, espera que a oportunidade contribua para o enriquecimento de seu aprendizado. “É um sonho trabalhar num órgão que ajuda as pessoas necessitadas a ter acesso à justiça. Nós, acadêmicos precisamos dessa experiência prática”, comentou.

Top