DESCOMPLICA: DPE-RR leva cultura de paz a escolas públicas

 

Programa da Defensoria Pública de Roraima é desenvolvido com alunos a partir do 9º ano

 

FOTO: ASCOM/DPE-RR

As atividades são fundamentais para o desenvolvimento integral dos alunos, professores e pais.

 

O projeto "Descomplica: Estimulando a Mediação de Conflitos na Escola", da Defensoria Pública de Roraima (DPE-RR), estende suas atividades até a Escola Estadual Penha Brasil, localizada no bairro Aparecida, nos dias 15, 16 e 17 de maio.

O objetivo é estimular métodos alternativos de resolução de conflitos, visando estabelecer uma cultura de paz e uma convivência saudável entre os alunos do ensino médio e fundamental, a partir do 9º ano.

 

O programa é uma iniciativa da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem, Centro de Atendimento Multidisciplinar (CAM), com apoio da Escola Superior da DPE-RR (Esdep), com o intuito de ensinar aos alunos técnicas de mediação utilizadas na rotina da instituição.

 

Sob a supervisão da defensora pública Elceni Diogo, o projeto vem promovendo métodos alternativos de resolução de conflitos desde 2018, buscando uma convivência harmoniosa no ambiente escolar.

 

“A meta do projeto é promover uma mudança de mentalidade entre os alunos, introduzindo conceitos de mediação, pacificação e autogerenciamento de conflitos por eles mesmos. O objetivo é contribuir para a harmonia dentro das escolas. Durante as visitas, são abordados diversos temas, incluindo o bullying, trazido pelos próprios alunos. As atividades fazem com que eles compreendam as diferenças entre as pessoas e valorizem o respeito às individualidades”, pontuou.

 

As escolas participantes foram selecionadas pela Secretaria Estadual de Educação, com foco nas comunidades em situação de vulnerabilidade social. Em 2024, nove escolas estaduais da capital participam do programa.

 

Em fevereiro, a equipe do Descomplica esteve na Escola Estadual Fagundes Varela, e em março foi a vez da Escola Estadual Jesus Nazareno receber as atividades teóricas e práticas, que são desenvolvidas com métodos lúdicos e audiovisuais.

 

Próximas visitas:

Junho: Escola Estadual América Sarmento

Julho: Escola Estadual José Nepote

Agosto: Escola Estadual Maria das Neves

Setembro: Escola Estadual São José

Outubro: Escola Estadual Ulysses Guimarães

Novembro: Colégio Estadual Militarizado Hitler de Lucena

Top