JANEIRO BRANCO: DPE-RR valoriza servidores com atividades que proporcionam melhoria da saúde e do ambiente de trabalho

Semana dedicada aos cuidados com a saúde mental encerrou hoje, 26, com palestra, ginástica laboral e panfletagem

 

FOTO: ASCOM/DPE-RR

Para melhor atender as necessidades dos servidores e servidoras, em breve a DPE-RR contará com um Núcleo de Saúde

 

Para encerrar a semana de atividades dedicada à campanha “Janeiro Branco”, o “Dia D” escolhido pela Comissão de Qualidade de Vida da Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR), começou com uma palestra no auditório da sede Cível, e seguirá com duas blitzer simultâneas no fim da tarde, a partir das 17h30.  

Ao mencionar o slogan do evento "Quem cuida da saúde, cuida da vida", a diretora do Departamento de Recursos Humanos (DRH), Eunice Almeida, convidou todos os participantes a aproveitarem a programação de forma descontraída e informou que, em breve, a DPE-RR contará com um Núcleo de Saúde, para atender todos os servidores e servidoras.

Eunice relembrou a programação desenvolvida durante a semana e enfatizou que o objetivo das atividades é a conscientização sobre a saúde física e emocional. “Nós estamos em atividade desde o dia 22 de janeiro. Tivemos um encontro com os servidores do prédio Criminal, uma palestra muito boa, todos se sentiram muito acolhidos. No dia 23, no Recursos Humanos com o psicólogo Sérvulo, uma palestra aonde trabalhamos os conflitos no local de trabalho. Na quarta-feira, no presídio de Rorainópolis, com os reeducandos. Na quinta-feira, na Câmara de Conciliação, houve muita aceitação dos servidores. Hoje, no prédio Cível, temos o “Dia D” com o encerramento, uma palestra, ginástica laboral. E à tarde, a partir das 17h, duas blitzer, com distribuição de cartilhas de conscientização sobre a necessidade de cuidar da saúde”, relatou.

FOTOASCOM/DPE-RR

 

A diretora do DRH reforçou que “atingimos o objetivo de conscientizar os servidores da Defensoria Pública a observar melhor o seu estado emocional, cuidar da saúde, porque quando nós cuidamos da nossa saúde, nós conseguimos cuidar dos outros. Então, em primeiro lugar, precisamos cuidar de nós mesmos”.

A psicóloga Juliana Lima, convidada para a palestra de encerramento, explicou o significado da campanha “Janeiro Branco”, falou sobre as emoções e como lidar com os sentimentos.

“Geralmente, no fim do ano, fazemos um balanço da nossa vida e no primeiro mês do ano reservamos para fazer novos planos, novas metas. Então, em janeiro é o momento de reflexão, é o mês em que estamos dispostos a nos prepararmos para mudanças ao longo do ano. E o branco foi escolhido porque representa uma folha em branco, como se tivéssemos um novo capítulo na nossa vida para reescrever a nossa história, redefinir as nossas metas”, explicou.

Juliana explicou que “alegria, tristeza, angústia, ansiedade, são sentimentos da natureza humana, não tem como passar pela jornada da vida sem sentir nenhum deles... não existe sentimento bom e sentimento errado, os sentimentos são únicos, sejam em situações positivas ou negativas, precisamos ter a sensibilidade de acolhê-los e de compreender aquele momento”.

FOTOASCOM/DPE-RR

A diretora da Escola Superior da DPE (Esdep), Lenir Rodrigues, em nome do defensor público-geral, Oleno Matos, agradeceu e parabenizou a comissão organizadora por todo o empenho e carinho com que realizaram as atividades da semana.

“Nós estamos começando o ano, então começar o ano significa planejar, se organizar, para um ano bom, um ano organizado. Termos pensamentos positivos e que nós possamos também valorizar as pessoas ao nosso redor, valorizar o nosso trabalho. As palestras servem para nossa motivação, reflexão e pensar que é um investimento da instituição no servidor. A Defensoria acolhe a vida das pessoas e se preocupa com os servidores. Agradeço a toda a comissão que organizou a programação com tanto carinho e dedicação”, enfatizou.

FOTOASCOM/DPE-RR

A programação contou ainda com uma animada sessão de ginástica laboral, com a fisioterapeuta Greice Evangelista, da Clínica Corpo Funcional, a presença da equipe da Geap, com distribuição de panfletos informativos e brindes, e o Laboratório Sabin, com aferição de pressão e bioimpedância.

Top